Turbinando seu GitHub

Lucas Marçal Coutinho
4 min readOct 1, 2021

🇺🇸 If you prefer to read in another language, this article was also published in english. Click HERE to access!

Introdução

O Git, um sistema de versionamento de código, foi criado por ninguém mais ninguém menos que Linus Torvalds com o intuito de gerenciar as versões do código do kernel Linux. Posteriormente ele se popularizou, sendo amplamente usado nos dias de hoje.

Com o passar do tempo, ferramentas e plataformas foram criadas para facilitar, melhorar ou complementar o uso do Git. Surge assim o GitHub, o maior repositório de código open-source do mundo, e (como os humanos nunca se satisfazem…) a necessidade de melhorar a sua experiência de uso, dando origem a algumas extensões para o navegador.

Curiosidade: Atualmente o GitHub pertence a Microsoft.

Acreditem ou não, senhoras e senhores, há sim o que melhorar no GitHub. Até recentemente não tinha modo escuro no site, coisa que resolvíamos através de extensões (coisa que ainda é possível usar caso não goste do tema nativo).

Então, prepare um café e fique atento, pois aí vem o Octocat com esteroides!

1. Enhanced GitHub

Enhanced GitHub

Essa extensão adiciona algumas novas funcionalidades ao site, tornando possível ver o tamanho de cada repositório e cada arquivo, dando a opção de copiar o conteúdo do arquivo e várias outras coisinhas mais!

Respositório - Enhanced GitHub

Chrome - Enhanced GitHub

Firefox - Enhanced GitHub

2. GitHub Hovercard

GitHub Hovercard

O GitHub Hovercard mostra cartões flutuantes legais ao se posicionar o mouse em cima de um usuário / repositório / issue / commit em qualquer lugar no GitHub, oferecendo acesso instantâneo a algumas informações.

Essa extensão possui uma versão para o Firefox mas, no momento da escrita desse artigo, ela parece ter sido removida do catálogo da Mozilla.

Caso você use esse navegador e esteja interessado nessa extensão, recomendo ficar de olho em seu repositório.

Repositório - GitHub Hovercard

Chrome - GitHub Hovercard

3. OctoLinker

OctoLinker

O OctoLinker possibilita uma navegação facilitada entre os códigos do projeto, transformando instruções específicas de linguagem (como include, require ou import) em links que redirecionam para o arquivo referenciado no código ou para um site externo.

Respositório - OctoLinker

Chrome - OctoLinker

Firefox - OctoLinker

4. Octotree

Octotree

O Octotree, também facilita a análise e exploração do código do GitHub, só que de uma forma um pouco diferente. Ele adiciona uma barra lateral ao site, onde se é possível navegar de maneira mais eficiente entre as pastas e arquivos do projeto.

Ele possui algumas features pagas como temas de icones, múltiplas abas e configuração de fonte. Recomendo a vo testar para ver se vale a pena ou se mesmo a versão grátis atende bem suas necessidades.

Caso não goste do Octotree ou tenha algum problema em sua utilização, uma extensão alternativa totalmente gratuita é o Gitako.

Respositório - Octotree

Chrome - Octotree

Firefox - Octotree

Repositório - Gitako

Chrome - Gitako

Firefox - Gitako

5. Refined GitHub

Refined GitHub

Essa extensão simplifica a interface do GitHub, adiciona um caminhão de novas features, como consertar conflitos de merge com um clique, copiar todo o conteúdo de determinado arquivo e a possibilidade de baixar pastas específicas.

Respositório - Refined GitHub

Chrome - Refined GitHub

Firefox - Refined GitHub

Bônus: Sourcegraph

Sourcegraph

O Sourcegraph, traz para seu código hospedado (não necessariamente apenas no GitHub) algumas outras features que facilitam a navegação entre os códigos do projeto e sua análise, como a possibilidade de ir para o exato ponto onde uma variável foi declarada, pesquisar todas as vezes em que ela aparece em todos os arquivos do projeto e cards flutuantes com a documentação ao passar o mouse em cima de algo.

Repositório - Sourcegraph

Chrome - Sourcegraph

Firefox - Sourcegraph

Conclusão

Para finalizar, preciso esclarecer e alertar você para alguns pontos importantes.

  • Por gosto pessoal e por não ser exatamente um programador avançado, não utilizo atualmente nenhuma das extensões listadas acima. Contudo achei que poderia vir a ser útil a alguém, testando todas elas antes de escrever este texto.
  • Sim, extensões podem trazer muitas funcionalidades novas. Porém, isso tem um custo e geralmente é o impacto negativo na performance do navegador e no carregamento das páginas.
  • Tome cuidado! Há extensões com más intenções, podendo espiar seu histórico de navegação, acessar dados sensíveis indevidamente ou outras coisas igualmente ruins. Não saia instalando qualquer uma, veja as avaliações, leia os comentários, pesquise sobre ela.

O Octocat me contou que em breve vai rolar um novo “git push” aqui com mais dicas de extensões, fique ligado 🐙!

Feedback!

Sinta-se a vontade para dizer o que achou desse artigo, fazer perguntas, apontar algum assunto que não ficou muito bem explicado ou que faltou ser falado, sugerir outros tópicos e complementar o que já foi dito. Até a próxima!

--

--

Lucas Marçal Coutinho

Estudante de Ciência da Computação, entusiasta da tecnologia e treinador de Pokémons que busca novas oportunidades para contribuir, descobrir e aprender.